Quando começar a higiene oral do bebê?
Devemos iniciar a higiene oral do bebê somente após o nascimento do primeiro dentinho de leite. Isso mesmo; a recomendação da Academia Brasileira e Associação Americana de Odontopediatria é a higienização APÓS o nascimento do primeiro dentinho, antes disso nada precisa ser feito.
Isso porque a limpeza da gengiva pode modificar a flora bucal, favorecendo o desequilíbrio da microbiota bucal do bebê, o deixando susceptível a algumas doenças oportunistas. Os anticorpos do leite materno são capazes de prevenir possíveis infecções bucais.
Por muito tempo acreditou-se que era necessário limpar a boca do bebê após cada mamada, mas a descamação da gengiva durante a limpeza com gaze ou fralda, pode remover anticorpos provenientes do leite materno, que ficam depositados na mucosa oral do bebê, interferindo em sua imunidade.
Antes da erupção dos dentes, não há nenhuma barreira mecânica na boca do bebê, assim, a saliva consegue realizar o papel de lavar os resíduos de leite. Outro motivo para não realizar a limpeza oral na fase pré-eruptiva é que nem sempre as mãos de quem realiza a higienização estão limpas.
Mesmo que você observe a linguinha com aspecto esbranquiçado, não precisa se preocupar. A saúde da boca do seu filho continua protegida!
Sócia fundadora da Ortho Class, uma clínica odontológica dedicada ao atendimento de crianças e adolescentes. Sua grande paixão é cuidar do sorriso das crianças, uma odontologia sem medos e traumas. Dentista desde 2007, com curso de especialização em Ortodontia e certificado de excelência pela New York University.
Mais de 2.500 sorrisos lapidados, apaixonada por crianças e sorrisos. Casada e mãe do Cadu; foi com o nascimento dele em 2020 que se tornou fiel seguidora da Eliana Dias, e hoje sua missão é ajudar as mães e terem uma maternidade mais leve.