Oferecer ou não chupeta para meu filho?

Oferecer ou não chupeta para meu filho?

 

 No mundo da maternidade, o assunto rende muita discussão. Chupeta: sim ou não? Há mamães que defendem o seu uso, enquanto outras a abominam. A polêmica se estende também aos profissionais de saúde, que divergem sobre o tema. Enquanto isso, as famílias recebem informações que mais confundem do que orientam.

 

A verdade é que a chupeta realmente tem o poder de acalmar o bebê. Não é à toa que em inglês ela se chama “pacifier”. Quando ele suga, seus batimentos cardíacos ficam mais regulares e ele relaxa e se sente confortado.

 

O fato é que, como tudo em excesso, o uso da chupeta pode fazer mal e precisa ser controlado pelos pais. Procurar restringir o uso à hora de dormir é uma boa prática.

 

Saiba que é possível viver em paz com este acessório até que seja a hora dele sair de cena. Segue algumas dicas:

 

Opte por chupetas ortodônticas, que têm formato especial, e mantenha as chupetas sempre limpas. O correto é esterilizá-las diariamente.

 

Quem controla a chupeta é você, não o bebê. Por isso, evite o uso das inofensivas “cordinhas” que prendem a chupeta à roupa. Em vez de colocar a chupeta na criança automaticamente, espere que ele precise dela, como nos casos de cólica ou na hora de dormir.

 

Nada de mergulhar a chupeta em alimentos doces antes de dar ao bebê. Chupetas desgastadas, furadas ou grudentas devem ir para o lixo.

 

 Então…se você ofereceu chupeta para seu bebê e ele aceitou, viva em paz mamãe. Eu, mesmo sendo dentista, também ofereci para meu filho, isso não é um problema. Ok?!

 É preciso saber o momento certo para tirar a chupeta. Ela é um objeto de afeto do bebê, por isso é tão difícil. Mas este assunto falaremos em breve !

 

Comentários