O Papel dos Pais no Desenvolvimento Motor dos Bebês
O primeiro ano de vida de um bebê é repleto de descobertas, desde levantar a cabeça até dar os primeiros passos, cada novo movimento marca um avanço na progressão, força e independência do bebê. Porém, o que muitos pais não sabem é que eles desempenham um papel fundamental nesse processo. Não é apenas o crescimento natural que impulsiona essas conquistas motoras, mas também o ambiente que os pais criam, os estímulos que oferecem e a maneira a qual brincam e estimulam o brincar.
Pequenas ações do dia a dia podem fazer uma grande diferença. Você pode criar um ambiente que estimule o movimento, ofereça segurança e encoraje o bebê a explorar todo ambiente.
A partir do momento em que o bebê nasce, ele começa a aprender sobre seu próprio corpo e o ambiente ao seu redor. No entanto, o desenvolvimento motor não acontece de forma espontânea: ele depende de oportunidades de movimento e uma das primeiras formas de incentivo é o tummy time (o barriguinha para baixo). Não tenha medo coloque seu bebê de bruços desde os primeiros dias de vida no chão, sim no chão em um tapetinho de bebê. Não deixe seu bebê contido em ninhos, cadeirinhas, ou colo ele precisa de liberdade para se movimentar.
Oferecer brinquedos específicos para a idade, com diferentes texturas e sons, é uma forma divertida de trazer o bebê e promover o desenvolvimento.
Uma das grandes preocupações dos pais é garantir que o bebê fique seguro enquanto explora suas habilidades motoras, então proporcione um ambiente seguro e uma das formas mais eficazes é: ter um tapetinho , um ligar onde o bebê irá brincar todos os dias, proteja as áreas de risco, espaço para o movimento, Brinquedos específicos para a idade, um adulto disponível,
Esse ambiente seguro é a base para que o bebê se sinta confiante para testar seus limites e desenvolver novas habilidades motoras.
O bebê precisa saber que, independentemente de suas tentativas e erros, os pais estão lá para apoiá-lo e encorajá-lo. Um ambiente acolhedor, onde o bebê recebe carinho, atenção e estímulos constantes, promove uma maior disposição para enfrentar os desafios que o desenvolvimento motor impõe. Quando o bebê sente que está em um ambiente seguro e cercado de amor, ele se torna mais confiante para explorar o mundo ao seu redor.
Comemore cada conquista!
Além disso, é importante que os pais evitem comparar ( importante ter uma base do que seu bebê precisa alcançar) o desenvolvimento de seus bebês com o de outras crianças. Isso pode gerar frustração desnecessária e pressão sobre o bebê a atingir marcos antes do tempo. O foco deve estar no progresso individual de cada bebê, respeitando seu ritmo, mas também o tempo dentro de uma janela de oportunidade.
O envolvimento ativo dos pais é uma das maneiras mais eficazes de estimular o desenvolvimento motor dos bebês. Isso significa participar das brincadeiras.
Brincar de forma colaborativa não só fortalece o vínculo entre pais e filhos, mas também estimula habilidades motoras importantes. Por exemplo, pais podem incentivar o bebê para tentar alcançar um brinquedo que está a uma pequena distância.
À medida que o bebê avança nas fases de desenvolvimento motor, o ambiente ao seu redor também precisa evoluir. No início, isso pode significar mais tempo no chão, para que o controle da cabeça, o rolar, o pegar os pés, fazer a esfinge aconteça, mas depois, quando o bebê começa a tentar ficar de pé e andar, móveis ajudam, os obstáculos desafiam.
Os pais podem adaptar o ambiente para oferecer novos desafios, como superfícies com diferentes texturas para o bebê sentir e explorar com os pés ou blocos de madeira para empilhar. Conforme o bebê cresce, é importante fornecer oportunidades variadas para que ele desenvolva novas habilidades motoras.
O desenvolvimento motor é uma das áreas mais emocionantes e dinâmicas do crescimento de um bebê, e o papel dos pais é fundamental para guiar essa jornada. Ao criar um ambiente seguro, oferecer estímulos adequados e, principalmente, ser um apoio emocional constante, os pais ajudam o bebê a explorar.
Vocês são multifacetados e vão além do supervisionar e proteger, vocês são FACILITADORES DO APRENDIZADO.. Ao fornecer as condições certas para o bebê se movimentar e brincar, você estará dando a ele as ferramentas para conquistar o mundo.
Ana Luiza Soares é fisioterapeuta de bebês, especialista em desenvolvimento infantil, referência em Assimetria Craniana e Órtese Craniana . Atua há mais de 24 anos contribuindo, promovendo e guiando o desenvolvimento dos bebês para pais e profissionais com um olhar diferenciado, sútil e global dos bebês de 0 a 2 anos.