Entendendo a Bronquiolite Viral Aguda: O que os pais precisam saber
Nas últimas semanas, temos visto um aumento preocupante nos casos de bronquiolite, principalmente em bebês pequenos. Além disso, temos visto muitos casos graves e com necessidade de internação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Qualquer doença que acometa nossos filhos nos preocupa. Nessa época do ano, chamada sazonalidade, temos o predomínio das doenças respiratórias, em especial a bronquiolite. E é sobre ela que vamos conversar.
O que é a bronquiolite viral aguda?
A bronquiolite viral aguda é uma infecção respiratória comum em bebês e crianças pequenas (em geral os menores de 2 anos), causada por vírus, sendo o vírus sincicial respiratório (VSR) o mais comum. Afeta as pequenas vias aéreas nos pulmões, chamadas bronquíolos (como se fossem a última ramificação de um tronco de árvore), deixando-os inflamados e estreitos. Isso pode dificultar a respiração do seu filho.
Quais são os sintomas?
Geralmente os sintomas começam como o de um resfriado comum, como nariz escorrendo, tosse, febre e perda de apetite. Após o terceiro dia, é comum perceber o chiado no peito e algum comprometimento da respiração. É aí que a criança pode ficar cansada e precisar de avaliação médica.
Como é tratada?
Na maioria dos casos, a bronquiolite viral aguda é tratada em casa, com cuidados para aliviar os sintomas. Isso pode incluir:
Quando devo procurar ajuda médica?
Embora a maioria dos casos de bronquiolite viral aguda seja leve e pode ser tratada em casa, é importante ficar atento a sinais de que seu filho pode precisar de cuidados médicos adicionais. Procure um médico se:
Conclusão
A bronquiolite viral aguda pode ser assustadora para os pais, mas na maioria dos casos, os bebês se recuperam completamente com cuidados em casa. Caso tenha dúvidas ou sinta necessidade, não hesite em buscar atendimento médico.
Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), fez residência médica em Pediatria na mesma universidade. Pós graduanda em Suplementação Pediátrica Integrativa e estudante assídua em Educação dos Filhos. Também realizou diversos cursos e formações nas áreas de suplementação infantil, educação infantil, maternidade, sono do bebê, formação humana e psicologia.
Atua em seus atendimento em consultório, consultas domiciliares e online (Brasil e outros países) unindo o que há de melhor na pediatria tradicional à pediatria integrativa, à experiência de mãe de 2 filhos e aos seus estudos sobre educação infantil. Oferecendo, portanto, um atendimento diferenciado e específico para cada família.