Entendendo a Bronquiolite Viral Aguda: O que os pais precisam saber

Entendendo a Bronquiolite Viral Aguda: O que os pais precisam saber

Nas últimas semanas, temos visto um aumento preocupante nos casos de bronquiolite, principalmente em bebês pequenos. Além disso, temos visto muitos casos graves e com necessidade de internação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Qualquer doença que acometa nossos filhos nos preocupa. Nessa época do ano, chamada sazonalidade, temos o predomínio das doenças respiratórias, em especial a bronquiolite. E é sobre ela que vamos conversar.

 

O que é a bronquiolite viral aguda?

A bronquiolite viral aguda é uma infecção respiratória comum em bebês e crianças pequenas (em geral os menores de 2 anos), causada por vírus, sendo o vírus sincicial respiratório (VSR) o mais comum. Afeta as pequenas vias aéreas nos pulmões, chamadas bronquíolos (como se fossem a última ramificação de um tronco de árvore), deixando-os inflamados e estreitos. Isso pode dificultar a respiração do seu filho.

 

Quais são os sintomas?

Geralmente os sintomas começam como o de um resfriado comum, como nariz escorrendo, tosse, febre e perda de apetite. Após o terceiro dia, é comum perceber o chiado no peito e algum comprometimento da respiração. É aí que a criança pode ficar cansada e precisar de avaliação médica.

 

Como é tratada?

Na maioria dos casos, a bronquiolite viral aguda é tratada em casa, com cuidados para aliviar os sintomas. Isso pode incluir:

Assegurar que seu filho descanse o suficiente.
Manter seu filho hidratado, oferecendo-lhe muitos líquidos (o tipo de líquido vai depender da idade).
Usar um umidificador para manter o ar úmido, o que pode ajudar na respiração.
Lavagem nasal com soro fisiológico para ajudá-lo a respirar melhor.
Evitar a exposição a fumaça de cigarro ou outros irritantes.

Quando devo procurar ajuda médica?

Embora a maioria dos casos de bronquiolite viral aguda seja leve e pode ser tratada em casa, é importante ficar atento a sinais de que seu filho pode precisar de cuidados médicos adicionais. Procure um médico se:

Seu filho está tendo dificuldade em respirar, como respiração rápida e difícil, se abre e fecha as narinas, afunda o pescoço ou a barriguinha para respirar com mais força.
Seu filho parece muito cansado ou letárgico.
Seu filho está comendo ou bebendo muito pouco.
A febre do seu filho é alta ou persistente.

Conclusão

A bronquiolite viral aguda pode ser assustadora para os pais, mas na maioria dos casos, os bebês se recuperam completamente com cuidados em casa. Caso tenha dúvidas ou sinta necessidade, não hesite em buscar atendimento médico.

Comentários