Cuidados com a Saúde Bucal do Bebê Prematuro

Cuidados com a Saúde Bucal do Bebê Prematuro

 

Bebês prematuros, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são aqueles que nasceram antes do tempo pré-determinado, ou seja,  37 semanas ou menos. Esses bebês podem apresentar problemas de saúde tão logo nascem ou ao longo da vida, como problemas respiratórios, anemia, baixo peso, entre outros; e com a saúde bucal não seria diferente.

Em relação às estruturas bucais, nos prematuros é relatado aumento na incidência de defeitos do esmalte, atraso na erupção (nascimento) dos dentes e aumento da prevalência de cárie. O uso de laringoscopia e a intubação orotraqueal podem causar alterações nas estruturas ósseas bucais, assim como em suas posições e funções ao mesmo tempo.

Em muitos casos o esmalte do dente não se forma por completo, podendo apresentar manchas escurecidas que tem uma consequência estética, perda  considerável na estrutura do dente, sensibilidade, diminuição da função do dente e muitas vezes  o dente se torna um local de maior acúmulo de placa bacteriana aumentando o risco de ter cárie.

O odontopediatra não consegue reverter os problemas na formação do esmalte dentário, mas é importante levar seu pequeno a uma consulta para que o profissional possa acompanhar o caso, evitando futuras complicações. 

Então assim que os primeiros dentinhos aparecerem na boca certifique-se de escova-los com uma certa frequência, pelo menos 3 vezes durante o dia. E também não se esqueça do fio dental! As linhas alcançam os locais que a escovação convencional não tem acesso. Assim, você irá garantir um sorriso radiante do seu filho por toda a vida.

Antes de finalizar, vale lembrar de algo muito importante, a condição bucal da grávida pode interferir no desenvolvimento do bebê, pesquisas tem relatado que mães que apresentam doenças da gengiva (gengivite e periodontite) pode estar associado ao parto prematuro e baixo peso do bebê ao nascer. A explicação para isso baseou-se no fato de que grávidas com problemas de gengiva apresentam níveis acentuados de prostaglandinas, que é um potente indutor de parto prematuro, no fluido gengival.

Comentários