A insônia da mãe
Todas sabemos que quando nos tornamos mãe, nosso sono muda de alguma forma. Nos primeiros meses do bebê dormimos poucas horas com sono interrompido na madrugada e conforme o tempo vai passando o bebê vai dormindo mais tempo e em seguida, a noite inteira, e nosso sono vai se tornando mais leve, de fácil despertar, muitas vezes por medo da criança estar passando por algum problema e pensamos que se cairmos em sono profundo não vamos poder ajudá-la, desta forma nosso próprio corpo cria um auto alarme e na maior parte das vezes é um despertar de alarme “falso”.
Como podemos fazer para termos noites bem dormidas e um sono reparador? Vou listar 5 hábitos que podem te ajudar no processo de dormir e a manter-se dormindo.
1) Mantenha uma boa rotina de alimentação durante o dia, com muita ingestão de água. A mesma orientação serve para crianças e lactentes acima de 6 meses. Quando nos alimentamos bem durante o dia e nosso corpo está nutrido, nosso cérebro entende que precisa “descansar” e é durante o sono que muitos processos metabólicos são concluídos. Lembrando que a partir das 17h o ideal é o consumo de alimentos de mais fácil digestão.
2) Ao colocar a criança para dormir, certificar-se de que esteja em segurança, alimentada, de fralda trocada ou ter ido ao banheiro logo antes de se deitar.
3) A partir das 19h evitar o uso de celulares e telas no geral, lembrando que assistir conteúdos como filmes e séries, que dependendo do tema, podem gerar um quadro de agitação e ansiedade com sintomas como palpitações e agonia, impedindo a chegada do sono e no caso de adormecer, podem acarretar despertares com pesadelos.
4) Não deixar a babá eletrônica no volume máximo, pois ao menor movimento da criança o sono poderá ser interrompido! Pense: se houver alguma coisa, a criança vai chorar e esse som vai te acordar, então relaxe e durma! E se for possível, deixe a babá eletrônica ao lado do papai.
5) Por último e não menos importante, no caso de já estar colocando todas essas orientações em prática e ainda não tem um sono de qualidade é imprescindível buscar ajuda médica.