Mommy Burnout – a Síndrome do Esgotamento Materno

Mommy Burnout – a Síndrome do Esgotamento Materno

 

A mãe é uma das peças fundamentais na formação do novo Ser, afinal é ela quem imprime suas impressões, sentimentos e sensações desde o ventre. Nós oferecemos a base, somos o alicerce para nossos pequenos. Já pensou no que acontece quando essa estrutura adoece?

Mommy Burnout é a exaustão e estresse crônicos de mães sobrecarregadas em sua rotina materna. É quando a exaustão se torna uma constante e começa a atrapalhar suas atividades cotidianas, fazendo com que perca o interesse e a motivação em coisas que antes gostava. Uma adaptação da Síndrome de Burnout, já utilizada nos Estados Unidos, que buscou entender a dificuldade das mães com esgotamento.

Muito comum entre mães que buscam atingir a “maternidade perfeita”, a busca pelo irreal. Sempre falo e continuarei falando: o ideal só existe em nossas ideias.

Os sintomas mais comuns são: irritabilidade, falta de interesse, motivação e propósito, falta de prazer nos cuidados com os filhos, pensamento negativos frequentes.

(É preciso ser avaliado por um profissional para ser diagnosticado, pois muitos destes sintomas fazem parte da vida em certos momentos ou de outros transtornos).

Deixo algumas dicas importantes para que você evite o esgotamento:

  • entenda a diferença entre ideal, real e possível – o que você deseja, o que você tem e o que você pode; 
  • mantenha relacionamentos além do grupo da maternidade – afinal ninguém vive só de fraldas, leite e noites em claro né?;
  • peça e aceite ajuda – esse é sempre difícil, mas muito, muito importante. Reconhecer nossas vulnerabilidade é assustador, mas pode ser libertador;
  • tenha tempo para você: aquele velho discurso, mas sempre atual “se não cuidar de você, quem irá? Como poderá cuidar de alguém se não estiver bem?”!

Você não precisa ser a mãe perfeita, só precisa ser você!

Comentários